Resenha da Drica: De Bagdá, com muito amor, Jay Kopelman e Melinda Roth - Best Seller
28 junho 2012
Título: De Bagdá, com muito amor
Título
Original: From Baghdad, With Love
ISBN: 9788576840008
Páginas: 218
Edição: 19
Editora: Best Seller
De Bagdá, com muito amor
Em De
Bagdá, com muito amor, o tenente-coronel Jay Kopelman e a jornalista Melinda
Roth contam, através de uma narrativa emocionante que descreve com realismo as
insanas condições da guerra no Iraque, a história real da missão de Kopelman
para resgatar um cãozinho do país conflagrado. Um grupo de fuzileiros entra em
uma casa abandonada em Faluja, no Iraque. Ao ouvir um ruído suspeito, os
soldados destravam as armas, aproximam-se com cautela e se preparam para abrir
fogo. Mas o que encontram durante aquele ataque à cidade mais perigosa da
Terra? Não é um rebelde vingativo, e sim um cachorrinho que ficou para trás
depois que a maior parte da população fugiu para escapar do bombardeio. Apesar
dos regulamentos militares que proíbem animais de estimação, os fuzileiros
tiram as pulgas do filhote com querosene, eliminam os vermes com fumo de mascar
e o alimentam com rações militares. Assim começa a dramática tentativa de
resgate de um cão chamado Lava e a história de como o animal salva pelo menos
um fuzileiro, o tenente-coronel Jay Kopelman, da devastação emocional causada
pela guerra. De Bagdá, com muito amor fala de soldados durões, de
correspondentes de guerra e de iraquianos em perigo, contando uma história
inesquecível e verdadeira de um bando de improváveis heróis que aprendem com um
animalzinho refugiado, sarnento e pulguento, lições inesperadas sobre a vida, a
morte, a guerra e, acima de tudo, o amor. Não se trata apenas de um relato
comovente sobre o destino de um cachorro, mas da condição humana numa guerra
como a do Iraque. De Bagdá, com muito amor tem também o mérito de aproximar as
pessoas de um entendimento maior sobre o choque cultural e, principalmente
psicológico, que a convivência num ambiente de conflito pode causar ao ser
humano. A história foi coberta pela mídia americana, envolveu o Senado, assim
como outros órgãos americanos e, entre outras coisas, favoreceu o aumento do
número de adoções de animais no ano de 2006 nos EUA.
De
Bagdá, com muito amor certamente conquistará o coração de todos, apaixonados ou
não por animais.
Leio um trecho do livro:
EM UMA CASA ABANDONADA na parte nordeste de Faluja, soldados do Primeiro Batalhão do Terceiro Regimento de Fuzileiros Na-vais — conhecidos como “Cães da Lava” — param e ficam imóveis ao ouvir uma série de estalidos que vêm de um quarto onde ainda não entraram.
Pinos de granada?
A maioria das mortes de militares em Faluja durante a primeira semana da invasão norte-americana aconteceu dentro de casas como essa — os rebeldes se escondem nos pavimentos superiores e atiram granadas contra os fuzileiros que sobem. Há muitos feridos, atingidos na cabeça e no rosto, e mesmo que os Cães da Lava se considerem um dos grupos de fuzileiros mais durões — o nome foi escolhido por eles mesmos, devido às pon-tudas pedras vulcânicas do campo de treinamento no Havaí —, o fato de pertencer àquele batalhão não oferece um escudo contra os caprichosos efeitos de uma granada. O importante é ter cuidado. Ficar alerta. Ter a arma carregada e travada ao dobrar qualquer esquina. Todo cuidado é pouco.
Tec, tec. Tec, tec. Tec, tec... Tec, tec.
Se uma granada explode em seu rosto, pelo menos você parte da Terra na coordenada mais próxima do céu, segundo o GPS. O Iraque é considerado pela maioria dos arqueólogos bíblicos o local onde ficava o Jardim do Éden — a única re-produção fiel do céu feita por Deus, o paraíso sobre a Terra. Mas não é preciso preparar desculpas ao chegar lá, porque ali, na-quela zona de conflito, é muito difícil perceber a diferença entre o bem e o mal. Tanto faz que você creia em Abraão, Maomé ou Jesus; foi ali que tudo começou e foi ali que tudo desandou.
• • •
Tec, tec. Tec, tec. Tec, tec. Tec, tec.
Talvez uma bomba-relógio.
Se essa terra foi o paraíso, os fuzileiros não têm intenção alguma de acabar no inferno. Do lado de fora do prédio que estão revistando, helicópteros armados patrulham do céu, em busca de rebeldes escondidos, enquanto viaturas blindadas per-correm o que resta das ruas. Qualquer veículo na cidade é um alvo, por causa do risco de bombas. Todo fio solto é suspeito. Todos os prédios são revistados, e as palavras Jihad, Jihad, Jihad estão pintadas em todas as paredes.
Durante os primeiros dias da invasão de Faluja, os fuzi-leiros encontraram depósitos de armas, coletes para homens-bomba e grande quantidade de heroína e anfetamina, aparente-mente usadas para estimular a coragem dos suicidas. Encontra-ram cadáveres de combatentes naturais da Chechênia, da Síria, da Líbia, da Jordânia, do Afeganistão e da Arábia Saudita. En-traram em matadouros humanos, com ganchos pendurados no teto, máscaras negras, facas, esteiras ensangüentadas e vídeos que mostram decapitações. Libertaram prisioneiros acorrenta-dos, enlouquecidos de medo.
Faluja, próximo ao centro de onde tudo começou, é agora uma cidade isolada do resto do mundo, habitada somente por franco-atiradores e cães vadios que devoram os mortos.
Tec, tec. Snif, snif. Tec, tec.
Os Cães da Lava cerram os dentes e apertam as armas, recordando as instruções: cobrir áreas perigosas, abaixar-se, mover-se furtivamente, estar preparado para improvisar e eli-minar as ameaças.
Snif. Snif. Tec. Tec. Tec. Snif. Snif.
Um rebelde amarrando uma bomba ao próprio corpo?
Eles deviam primeiro ter limpado aquele quarto com uma granada — simplesmente jogá-la e deixá-la fazer o trabalho sujo. Mas, em vez disso, pelos motivos ainda obscuros da guerra, do medo e do destino das coisas, encostam-se nas paredes dos dois lados da porta e preparam as armas para atirar.
Em seguida, enfiam os canos dos fuzis pela abertura, as-sumem posição de combate e apontam na direção dos ruídos, enquanto o alvo corre para o outro lado do quarto.
— Mas que merda...!
O cachorrinho se volta ao ouvir as vozes e os encara.
— Que diabo...?
Vira a cabeça, procurando compreender a intenção, e não
tanto as palavras.
— Deve ser brincadeira.
O cãozinho solta um latido fino e saltita, contente, com as unhas fazendo tec, tec no chão, porque parece que, finalmente, alguém o encontrou.
***
Sei muito bem de onde ele veio e também para onde vai. Já vi isso antes: fuzileiros baixando a guarda e fazendo amizade com nativos — moças bonitas, crianças, bichinhos peludos, sei lá o quê. Não é permitido. Segurando o rapazinho durão que parece ter acabado de sair de uma caixa debaixo da árvore de Natal, trato de raciocinar com frieza.
Não é permitido, Kopelman.
Mas ele continua a lamber, remexer-se e retorcer-se para todos os lados, e eu me lembro bem dessa parte porque gostei de senti-lo em minhas mãos, de ver que ele me perdoava por tê-lo assustado, gostei de não me importar se voltaria vivo para casa ou se me sentiria um ser humano depravado — bastava que ele se remexesse em minhas mãos, removendo de meu ros-to toda a sujeira.
***
Outra manhã, acordo achando que alguém encurtou meu saco de dormir, porque não consegui esticar totalmente as pernas. É Lava, que deu um jeito de entrar no saco e enroscar-se no fundo, feito uma bola.
Ele está roncando, e eu não quero perturbá-lo; ainda é muito cedo para levantar, e por isso fico ali sentindo o calor da respiração dele em meus pés. E, ao mesmo tempo, o Regulamento Geral 1-A começa a rodar em minha cabeça.
Ficam proibidas para os membros das forças armadas as ativida-des mencionadas no Regulamento Geral 1-A, inclusive adotar animais de estimação ou mascotes e cuidar ou alimentar quaisquer tipos de animais domésticos ou selvagens. Embora a maioria dos fuzileiros que dormem a meu redor admita que se sente bem fazendo final-mente o que foram treinados para fazer, a verdade é que eles não estão à vontade com essa sensação de bem-estar. Todos os regulamentos e o treinamento são valiosos aqui, mas o que vamos fazer depois?
***
Eu devia ter deixado Lava em Faluja, quando saí de lá. Claro, teria sido difícil, mas a culpa só nos atormenta quando presta-mos atenção a ela, como um carrapato grudado no pescoço. Assim eu não teria passado todas aquelas noites preocupado em saber quem estava cuidando de Lava, o que aconteceria se as pessoas erradas o descobrissem e como o matariam se o en-contrassem. Não teria de passar tempo brincando com ele, ali-mentando-o e tratando de encontrar um jeito de vaciná-lo e de arranjar comida com os treinadores militares.
Mas tudo o que fiz por ele fiz por mim mesmo, porque me ajudou a esquecer todas as misérias daquele lugar, e passava os dias e as noites esperando por uma notícia, qualquer uma, mesmo a pior.
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Editora Best Seller
Jay Kopelman
Resenhas
Distopia, o que é isso???
Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo
baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia
negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo,
autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a
sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum
mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do
Estado, seja de instituições
ou mesmo de corporações.
Distopias são frequentemente criadas
como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites
extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de
utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na
nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande
descontinuidade histórica.
Uma distopia está intimamente
conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo
do tipo das descritas como "cyberpunk",
usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram
fracos.
O primeiro uso conhecido da palavra 'distopia' apareceu
num discurso ao Parlamento Britânico por Gregg Webber e John Stuart Mill, em 1868. Nesse discurso,
Mill disse:
"É, provavelmente, demasiado elogioso chamá-los
utópicos; deveriam em vez disso ser chamados dis-tópicos ['dis-' do grego antigo δυσ, translit.
dys: 'dificuldade, dor'] ou caco-tópicos ['caco-', do grego κακός, translit.
kakós: 'mau, ruim']. O que é comumente chamado utopia é demasiado
bom para ser praticável; mas o que eles parecem defender é demasiado mau para
ser praticável."
Portanto, Mill se referia a um lugar mau, ao oposto de utopia.
Em grego, a partícula δυσ
(translit.
"dis" ou "dys") exprime 'dificuldade, dor, privação,
infelicidade'; a palavra τόπος
(translit., topos) significa 'lugar'. Portanto, 'distopia' quer dizer
'lugar infeliz, ruim'. Já a palavra 'utopia' se compõe de ου
(translit. ou, latinizado como u-), advérbio de negação, e τόπος,
'lugar' . Assim, utopia significa 'lugar nenhum', e distopia
significa 'lugar ruim'.
A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso
mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia
foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou
por ignorância.
1. Tem conteúdo moral, projetando o modo como os nossos dilemas morais
presentes figurariam no futuro.
2. Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor.
3. Exploram a estupidez coletiva.
4. O poder é mantido por uma elite, mediante a somatização e consequente
alívio de certas carências e privações do indivíduo.
5. Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança.
Até
1950: o Início
- A Máquina do Tempo (1895), de H. G. Wells.
- The Heads of Cerberus ("As cabeças de Cérbero", 1919), de Gertrude Barrows Bennett.
- Nós (1924), de Evgueny Zamiatin.
- Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley.
- Kalocaína (1940), de Karin
Boye.
- A Revolução dos Bichos ou O Triunfo dos Porcos (1945), de George Orwell.
- 1984 (1948), de George
Orwell.
1950 - 1965
- Fahrenheit 451 (1953), de Ray
Bradbury.
- O Almoço Nu ou O Festim Nu (1959), de William S. Burroughs.
- Laranja Mecânica (1962), de Anthony Burgess.
- O Homem do Castelo Alto (1962), de Philip K. Dick.
- O Planeta dos Macacos (1963), de Pierre Boulle.
1965 - 1983: A New Wave of Science Fiction
- Do Androids Dream of Electric Sheep? (1968), de Philip
K. Dick.
- Ubik (1969), de Philip K. Dick.
- The Atrocity Exibition (1970), de J. G. Ballard.
- The Ones Who Walk Away from Omelas (conto de 1974), de Ursula
K. Le Guin.
- O Homem Duplo (1977), de Philip K. Dick.
1983 - 2010 : Cyberpunks
- Neuromancer (1984), de William Gibson.
- Count Zero (1986), de William Gibson.
- Mona Lisa Overdrive (1988), de William Gibson.
- Snowcrash (1992), de Neal Stephenson.
- O Peregrino (2006), de John Twelve Hawks
Outros
- Não verás país nenhum
- Um dia vamos rir
disso tudo
- Fazenda Modelo
- Logan's Run
- Logan’s World
- Logan’s Search
- Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
- Feios, de Scott Westerfeld
São filmes ambientados em um mundo distópico:
- 1984
- Æon
Flux
- Alphaville
- Assassinos Cibernéticos
- Blade Runner
- Brazil
- Clube da Luta
- Demolidor, O (Demolition
Man em inglês)
- Dorminhoco, O
- Equilibrium
- Escape from New York e a sequência, Escape from L.A.
- Eu sou a Lenda
- Extermínio
- Fahrenheit 451
- FAQ: frequently asked questions
- Filhos da Esperança
- Gattaca
- Ilha,
A
- Idiocracy
- Juiz Dredd
- Laranja Mecânica (filme)
- Matrix
- Metropolis
- Minority Report
- Mutant
Chronicles
- Não Me Abandone Jamais
- Planeta dos Macacos
- Robocop
- Rollerball
- Os selvagens da noite
- O
Show de Truman
- Sin City
- Soldier
- Soylent Green
- O Sobrevivente
- THX 1138
- Daybreakers
- V de
Vingança
- Tron e Tron:_Legacy
- Watchmen
- Planet of the Apes
- O
Preço do Amanhã
- Substitutos
- Gamer (filme)
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