Golpes bilionários, Kari Nars


Ao longo de nossa história, vigaristas financeiros sem escrúpulos tornaram-se mundialmente reconhecidos pelos golpes bilionários aplicados em vítimas ingênuas. O especialista em finanças Kari Nars analisa nesta obra as 10 mais extraordinárias fraudes financeiras da história, examinando a natureza e os métodos de trabalho dos fraudadores destes grandes golpes. Que tipo de homens eles são realmente? Quais foram suas linhas de pensamento? Como conseguem enganar milhares de pessoas ricas e inteligentes? Qual o padrão de pessoa mais suscetível para se tornar vítima de manobras desse tipo? Essas e outras questões são respondidas nesse livro fascinante.


Com currículos recheados de golpes, os dez fraudadores reunidos citados no livro mesclavam criatividade, charme e algum conhecimento de finanças. Mas o que aumentava mesmo o número de vítimas eram as ofertas de ganhar muito dinheiro -apesar do lucro resultar de esquemas de investimento difíceis de entender. A ausência de informação, aliás, era um trunfo para esses criminosos.


 Mesmo sem adotar um critério claro para selecionar os golpes, o escritor Kari Nars, ex-diretor do Banco Central da Finlândia, pinça casos ora significativos pela grandiosidade ora por inaugurarem novas modalidades de fraudes. No mesmo balaio, coloca o checo Victor Lustig, que vendeu a Torre Eiffel em 1925, (Ele exigiu sigilo absoluto dos seis comerciantes parisienses a quem ofereceu um grande lote de ferro velho – nada menos que a Torre Eiffel. Mais tarde, Lustig mostraria sangue-frio ao tentar lesar até o gângster Al Capone, de quem obteve US$ 50 mil para multiplicar na bolsa. Ao perceber que não teria sucesso, foi prudente o suficiente para, com lágrimas nos olhos, devolver o dinheiro. Um comovido Capone brindaria Lustig com US$ 5 mil, como prêmio pela honestidade.) e e crimes financeiros como os de Bernard Madoff.


 O mais engenhoso dos golpes ocorreu na Europa, de 1821 a 1834. Após voltar de uma expedição à América, o general escocês Gregor MacGregor (1786-1845) convenceu os ingleses de que governava um país chamado Poyais, no Caribe. O lugar não existia, mas o status de monarca alçou MacGregor à corte do rei George 1º.  Vendeu terras na região fantasma e até conseguiu empréstimos para financiar sua colonização. Depois de os "colonos" reclamarem seus investimentos, informou estar de mãos atadas: Poyais havia se tornado um Estado independente.  Depois de descoberto na Inglaterra, abriu embaixadas de Poyais na França e ainda vendeu títulos falsos de propriedade na Escócia.


 Já a fraude em torno da britânica South Sea Company é apresentada como a precursora das "bolhas". Em 1720, os executivos da South Sea forneceram informações falsas sobre os negócios com a América do Sul, emitiram e compraram grandes volumes de ações, além de entregarem os papéis a parlamentares e ministros para que propagandeassem o falso bom desempenho da companhia. Com isso, elevaram o preço dos papéis de 130 libras para 1.050 libras. Autoridades como Newton, vários ministros e o próprio rei George I (1714-1727) foram brindados com participações na empresa a preços camaradas, uma antecipação longínqua das opções de ações. Milhares de incautos com dinheiro para apostar congestionavam as apertadas tabernas da Exchange Alley, onde os negócios eram fechados. As ações despencaram quando foi descoberto que os diretores vendiam enormes volumes enquanto incentivavam acionistas a aumentar seu capital na empresa.


 Apesar de as histórias de como os golpistas enganaram tanta gente por tanto tempo serem o atrativo principal do livro, Nars força o leitor a percorrer outros assuntos, como o que faz de uma pessoa um criminoso.


 Para ilustrar o fim dos fraudadores, Nars parafraseia o ex-presidente americano Abrahan Lincoln: é impossível enganar todo mundo para sempre. O que não é preciso, pois, segundo mostram as histórias, basta enganar as pessoas certas por algum tempo.


GOLPES BILIONÁRIOS


 AUTOR Kari Nars


 EDITORA Gutenberg


 TRADUÇÃO Pasi Loman e Lilia Yuri Loman

Mensagem do dia


Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios


Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios: poderoso drama

Cauby (Gustavo Machado) tem 40 anos, trabalha como fotógrafo de uma revista semanal e resolveu trocar São Paulo pelo interior do Pará. Cético em relação ao amor e devotado à beleza, ele encontra num lindo cenário amazônico a bela e instável Lavínia (Camila Pitanga), mulher do pastor Ernani (Zecarlos Machado), homem que acredita ser possível consertar as contradições humanas. Mas no interior do país ainda existem lugares onde a honra se lava com sangue e Cauby não imaginava que acabaria envolvido num triângulo amoroso imprevisível, fazendo com que ele perdesse o controle da própria vida.

A trama é baseada no livro escrito por Marçal Aquino, publicado em 2005 pela Editora cia. Das Letras, e mostra até onde o amor é destrutivo e o quanto o destino pode interferir na vida das pessoas. O roteiro se baseia em Lavínia (Camila Pitanga), uma ex-garota de programa que foi salva pelo pastor Ernani (Zé Carlos Machado), com quem tem um relacionamento sério. Quando eles mudam de cidade, Lavínia passa a se envolver com Cauby (Gustavo Machado), um fotógrafo completamente apaixonado por ela. O triângulo amoroso traz muitas consequências ao longo ao filme.

A narrativa envolvente vai desde o culto à musa-protagonista ao seu drama social, nos apresentando as diferentes faces de Lavínia, desde uma viciada envolvida com a prostituição, a uma garota normal vivendo um grande amor fora do seu relacionamento. Brant e Ciasca elaboram cenas divinas do envolvimento de Lavínia e Cauby, não só no sentido sexual (o filme é extremamente sexy), mas em suas relações pessoais, em como eles são felizes enquanto estão juntos, até dar tudo errado.

O filme é inteiro de Camila Pitanga. Aqui ela está completamente entregue à personagem. Ela consegue ir da beleza estonteante ao fracasso pessoal em segundos. Pela atuação, recebeu merecidamente os prêmios de Melhor Atriz no Festival do Rio e no Amazonas Film Festival do ano passado.

Não se pode esquecer do jornalista Viktor Lawrence, interpretado por Gero Camilo e responsável por momentos cômicos e de poesia, ao recitar passagens literárias que se encaixam no filme.

O filme ainda fala da natureza e preservação do ambiente, mais precisamente à salvação da Amazônia.

Lançamento: 20 de abril de 2012(1h 40min)

Dirigido por: Beto Brant, Renato Ciasca


Gênero: Drama

Prêmios


FESTIVAL DO RIO
2011
Ganhou
Melhor Atriz - Camila Pitanga

FESTIVAL DO AMAZONAS
2011
Ganhou
Melhor Ator - Zécarlos Machado
Melhor Atriz - Camila Pitanga

FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE HUELVA
2011
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Fotografia

Mensagem do dia


Mensagem do dia


Garota Replay, Tammy Luciano


Qualquer semelhança com o seu futuro não é mera coincidência!

Você já pensou em, uma noite qualquer, dar de cara com você? Sim, descobrir que neste mundo há outra pessoa extremamente igual a você. Igual, não; outra você.
 Este é só o começo da revolução na vida de Thizi. A garota carioca, alto-astral e sorriso largo, começa a perceber que sua vida tem segredos. Ela teria uma irmã gêmea? Estaria sofrendo alucinações?
 Thizi não tinha a menor ideia de como enfrentar as traições do namorado, o distanciamento dos pais, os comentários das pessoas e a vida bagunçada por tantos acontecimentos. Quando achou que já tinha perdido mais do que poderia, seu melhor amigo decide se afastar, pelo bem dos dois.
 Agora, Thizi precisa descobrir detalhes sobre seu passado, salvar uma amizade, descobrir seu grande amor e gritar para si mesma: O que significa a Garota Replay? No final, muitas perguntas serão respondidas… Mas da maneira mais surpreendente possível.

Sinopse
 Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma.

Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também…


A narrativa em primeira pessoa nos faz ficar mais perto de Thizi, que descreve muito bem cenários e personagens, além de ser simples e acessível a leitores de qualquer idade. Muito bom mesmo falar do Rio de Janeiro e da música brasileira, o que ajuda a criar a personalidade da protagonista. Achei a Thizi um pouco infantil e fútil para a idade dela... Fazer o quê, não é? Ainda bem que ela amadurece um pouco até o final da história.

"Nunca me imaginara tão bonita. Mas eu estava ali, na minha frente, inacreditavelmente linda, uma explosão de mim mesma."

Nunca tinha lido nada da Tammy Luciano, mas adorei o seu estilo, leitura tranquila. A história flui rápida, mas o melhor mesmo é o final original: vale por todo o livro! Em minha opinião faltou um pouco mais de romance (ah...) e páginas (SÓ 144???). Mas a leitura é muito divertida, te arranca boas risadas e, em alguns momentos te faz refletir sobre amadurecimento e aceitação.

"Parecia me chamar para me fazer ver a pessoa que sou de verdade, sem as amarras da vida e os medos que me impediam de ir adiante. Eu estava voando alto. Não sentia receio de nada, parecia dona de mim, capaz de realizar meus sonhos exatamente como eles foram sonhados. A vida como quis estava ali para ser vivida, assim como um livro para ser lido."

Mensagem do dia


Promoções de Outubro, participe e ganhe!!!!




Até 01/10:

  • Milagres

http://murmuriospessoais.com/?p=4294

  • Biografias



Até 02/10:

  • Belo desastre

http://www.lerealmejar.com/2012/08/promocao-belo-desastre.html


Até 03/10:

  • 2 livros, 1 ganhador

http://elasabemtudo.blogspot.com.br/2012/09/promocao-dois-livros-um-ganhador.html

  • Anjo mecânico

http://gabiiem.blogspot.com.br/2012/09/promocao-mecanico-idris-br-em-parceria.html

  • Nicholas sparks x3

http://enquantoissonaestante.blogspot.com.br/2012/08/promocao-nicholas-sparks-x3.html


Até 04/10:

  • Necrópolis I

http://www.livrosepessoas.com/2012/09/19/promocao-necropolis-1-a-fronteira-das-almas/

  • Instrumentos mortais

http://www.conversaentregarotas.com/2012/08/promocao-os-instrumentos-mortais.html

  • Ecos da morte

http://loucuradelivros.blogspot.com.br/2012/09/promocao-ecos-desejos.html

  • Vaclav e Lena

http://www.lerealmejar.com/2012/08/promocao-vaclav-lena.html


Até 05/10

  • Fallen

http://lerparadivertir.blogspot.com.br/2012/09/promocao-10-colecao-fallen-lauren-kate.html

  • Feche bem os olhos

http://www.nomundodoslivros.com/2012/09/promocao-feche-bem-os-olhos.html

  • Belo desastre

http://www.leiturasefofuras.com.br/2012/08/promocao-belo-desastre-de-jamie-mcguire.html

  • Nicholas Sparks x3

http://www.imaginayre.com.br/2012/08/sorteio-nicholas-sparks-x-3.html


Até 06/10:

  • Escândalos da realeza

http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2012/09/sorteio-escandalos-na-realeza-jane.html

  • Garota Replay

http://www.natocacomacoruja.com/2012/09/promocao-garota-replay.html

  • Tesouro literário

http://www.tesouroliterario.com/2012/09/promocao-filha-da-minha-mae-e-eu.html

  • O sonho de Eva

http://abrigoliterario.blogspot.com.br/2012/09/promocao-o-sonho-de-eva.html

  • Belle +Cruzando o caminho do sol

 http://www.leiturasedevaneios.com.br/2012/08/promocao-lesley-pearse-belle-corban.html

  • Encha sua estante

http://tematoa.blogspot.com.br/2012/09/sorteio-4-encha-sua-estante-2.html

  • 3 Winners

http://osimbolista.blogspot.com.br/2012/09/promocao-3-winners-novo-conceito.html

  • A culpa é das estrelas

http://www.segredosdocoracao.com/2012/09/promocao-culpa-e-das-estrelas.html

  • Gêmeos

http://amigodolivro.blogspot.com.br/2012/09/promocao-os-gemeos.html

  • Encha a sua estante

http://lilicasg.blogspot.com.br/2012/09/promocao-encha-sua-estante-2.html

  • Jogos vorazes


  • Escolha seu livro



Até 07/10:

  • Setembro premiado

http://www.just-livros.blogspot.com.br/2012/09/promocao-setembro-premiado.html

  • Tudo o Que Ela Sempre Quis era estar Do Seu Lado

http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2012/09/promocao-tudo-o-que-ela-sempre-quis-era.html

  • O primeiro dia



Até 08/10:

  • Jogos vorazes

http://viciadaemromancess.blogspot.com.br/2012/09/promocao-trilogia-jogos-vorazes.html

  • Clube da insônia

http://just-livros.blogspot.com.br/2012/09/promocao-clube-da-insonia.html

  • Starters



Até 09/10:

  • Um lugar para ficar



Até 10/10:

  • 1 ano Letras de chá

http://www.letrasdecha.com.br/2012/09/promocao-um-ano-de-letras-de-cha.html

  • Sorteio entre amigas


Até 12/10:

  • Também sou criança

http://www.rayramii.com/2012/09/promocao-eu-tambem-sou-crianca.html

  • Dizem por aí...

http://weboysforlife.blogspot.com.br/2012/09/promocao-dizem-por-ai-escolha.html

  • Helena de Tróia

http://www.lerealmejar.com/2012/09/o-ler-e-almejar-em-parceria-com-editora.html

  • Dia das crianças

http://vicioempaginas.blogspot.com.br/2012/09/promocao-promocao-especial-dia-das.html

  • Caio Fernando Abreu

http://www.lendoecomentando.com/2012/09/especial-caio-fernando-abreu.html

  • 3 anos

http://www.leiturasedevaneios.com.br/2012/08/blog-post_31.html

  • Dia das crianças premiado

http://www.mydearlibrary.com/2012/09/promocao-dia-das-criancas-premiado.html

  • Sherlock Holmes

http://www.lostgirlygirl.com/2012/09/promocao-lostgirlygirl-te-da-o-livro-os.html

  • Um lugar para ficar

http://poderosasegirlies.blogspot.com.br/2012/09/sorteio-um-lugar-para-ficar.html

  • Eu quero é ser criança



Até 13/10:

  • Você está sendo vigiado

http://amigodolivro.blogspot.com.br/2012/09/promocao-voce-esta-sendo-vigiado.html

  • Two Lucky people

http://osimbolista.blogspot.com.br/2012/09/promocao-two-lucky-people-2-o-resgate.html

  • Momentos

http://networkedblogs.com/C6Xfk

  • Super promoção Novo Conceito

http://distribuindosonhos.blogspot.com.br/2012/09/promocao-15-super-promocao-novo-conceito.html?showComment=1347733631996

  • Carte Blanche

http://www.dear-book.net/2012/09/promo-carte-blanche-o-novo-romance-de.html

  • Jogos vorazes

http://www.cultivandoaleitura.com/2012/09/promocao-jogos-vorazes.html


Até 14/10:

  • Tempest

http://brihodasestrelas.blogspot.com.br/2012/09/promocao-duplamente-tempest.html


Até 15/10:

  • O sonho de Eva

http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/09/promocao-o-sonho-de-eva-parceria-com-o.html

  • O primeiro dia

http://just-livros.blogspot.com.br/2012/09/promocao-o-primeiro-dia.html

  • Amigas para sempre

http://minhaspalavrasaovento.blogspot.com.br/2012/09/sorteio-amigas-para-sempre.html

  • Estilhaça-me

http://issotudoporumlivro.blogspot.com.br/2012/09/promo-kit-estilhaca-me.html

  • Primavera literária



Até 16/10:

  • Dia das crianças

http://abrigoliterario.blogspot.com.br/2012/09/promocao-mega-promocao-de-dia-das.html

  • Um lugar para ficar

http://topensandoemler.blogspot.com.br/2012/09/promocao-um-lugar-para-ficar.html


Até 20/10:

  • Jogos Vorazes

http://www.lendoecomentando.com/2012/09/promocao-trilogia-jogos-vorazes.html

  • Pureza

http://www.cultivandoaleitura.com/2012/09/promocao-pureza.html


Até 31/10:


  • Dias sobrenaturais

http://www.imaginayre.com.br/2012/09/sorteio-dias-sobrenaturais.html

  • Crepúsculo

http://www.meujardimdelivros.com.br/2012/08/promocao-aquecimento-breaking-dawn.html

  • Promoção Bienal em tons de cinza, + escuros e liberdade



Sem data para acabar:

Menos de 25:

  • 500 seguidores (473)

http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/07/promocao-500-seguidores-de-sonhos.html

ü  500 seguidores (482)


ü   “Sorteio do Kit – Beijada por um anjo – Revelações” (500 curtidas – 495)


Menos de 50:

  • 300 seguidores (260)

http://www.literaturaemserie.com/2012/03/promocao-de-seguidores.html

  • 300 seguidores (260)

http://www.literaturaemserie.com/2012/09/atualizado-promocao-de-seguidores.html

  • 500 curtidas (469)

https://www.facebook.com/viviblood#!/viviblood/app_154246121296652

  • 150 seguidores (114)

http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/2012/07/promocao-150-seguidores.html

ü  Promoção 1000 Seguidores: Kit A Janela de Overton (949)




Menos de 100:

  • 1000 seguidores (907)

http://www.funshunter.com/2012/09/1000seguidores.html

  • 150 seguidores networked blogs (41)

http://www.literaturaemserie.com/2012/09/atualizado-promocao-de-seguidores.html

  • 200 seguidores (124)

http://minhaspalavrasaovento.blogspot.com.br/2012/02/sorteio-silencio-200-seguidores.html

  • 500 curtir (436)


  • 500 curtidas (443)

https://www.facebook.com/pages/Of%C3%ADcio-dos-Livros/220767141327802?sk=app_154246121296652

  • 800 curtir (748)

https://www.facebook.com/treslapis#!/treslapis/app_154246121296652

ü  300 seguidores (239)


ü  200 curtidas (140)

https://www.facebook.com/YesWeRead?sk=app_154246121296652&app_data=a%3A2%3A%7Bs%3A2%3A%22id%22%3Bs%3A5%3A%2241398%22%3Bs%3A13%3A%22participantes%22%3Bb%3A1%3B%7D

ü  1000 seguidores (943)


ü  Sorteio KIT A arte da Imperfeição (215 curtidas – 153)

http://behind-thewords.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-kit-arte-da-imperfeicao.html

ü  Promoção Jogos Vorazes – Trilogia (1000 curtidas - 944)

http://coolturenews.com.br/promocoes/16/jogos-vorazes---a-trilogia.html

©      500 seguidores (416)


  • 700 seguidores (619)


  • 800 seguidores (704)


  • 800 seguidores (704)

http://gatosnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/05/promocao-800-seguidores.html

Mais de 100:

©      600 seguidores (451)

http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/2012/07/promocao-rumo-aos-600.html

©      400 seguidores (252)

http://loucaporromances.blogspot.com.br/2012/05/promocao-400-seguidores.html

©      1000 curtidas (749)

http://brihodasestrelas.blogspot.com.br/2012/07/promocao-1000-curtidas-no-face.html

ü  1000 seguidores (833)


ü  150 seguidores no Networked Blogs (31)


ü  1500 seguidores (1316)

http://memoirsandbooks.blogspot.com.br/2011/11/promocao-1500-seguidores.html

ü  Promoção 1200 Seguidores: Nicholas Sparks (949)


ü  500 seguidores (348)

http://meus2solitario.blogspot.com.br/2012/03/promocao-500-seguidores.html

ü  1600 seguidores (1393)


ü  500 Seguidores - O Nome Do Vento (370)

http://nerdliterario.blogspot.com.br/2012/06/500-seguidores-o-nome-do-vento.html

ü  Seguidores no Networked blog (350 seguidores - 176)

http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2012/03/promocao-350-seguidores-no-networked.html

ü  1000 seguidores (836)

http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2011/08/promocao-rumo-aos-1000-seguidores.html


http://emporiodoslivros.blogspot.com.br/2012/04/promocao-2000-seguidores.html



ü  1000 seguidores (659)

http://pronomeinterrogativo.blogspot.com.br/2012/04/super-promocao-dia-mundial-do-livro.html?showComment=1335479942177

ü  500 curtidas (331)


©      700 curtidas (339)


©      1200 curtidas (947)


©      1000 seguidores (741)


©      1500 seguidores (916)


v  1000 seguidores (830)


v  800 seguidores (693)


  • 1000 curtidas (742)


  • 1200 curtidas (978)