Mensagem do dia


Resenha da Drica: O escriba de Granada, Gilberto Abrão - Companhia Editora Nacional

O escriba de Granada

Autor: Gilberto Abrão

Companhia Editora Nacional

360 páginas

 Sinopse:

Escrever sobre temas polêmicos de maneira ardilosa,realista e envolvente é o trabalho de Gilberto Abrão. Se o leitor se surpreendeu com O muçulmano e a judia, se renderá definitivamente neste seu novo trabalho, O escriba de Granada. De um lado, temos a história contada pelo escriba, Abul Qacem, narrando o auge e a queda de Gharnata para os reis católicos. Essa história é entremeada por um tórrido e proibido romance que o escriba vive com a sultana Aisha, esposa do rei de Gharnata. Tal romance será tanto motivo de glória como de tragédia para o escriba. Do outro, temos Jorge, um funcionário público brasileiro que vive seus dias sem propósito, apenas criticando e julgando comunistas, homossexuais, muçulmanos e negros. Jorge tem um segredo que não revela a ninguém. Na tentativa de compreender esse segredo, ele inicia uma empreitada que revelará muito mais do que ele sonha encontrar. Duas histórias paralelas com um ponto em comum. Leia, descubra e se deixe tomar pelo caleidoscópio de emoções.
 Olá, queridos,

O escriba de Granada, terceiro romance do escritor Gilberto Abrão, lançado agora em março, pela Companhia Editora Nacional. A livro mistura fatos reais da história do Brasil e outra história que se passa na Idade Média, em Granada (Espanha). O grande desafio do autor é unir as duas histórias que são narradas paralelamente.

Nosso personagem principal é Jorge, vamos acompanhar toda a vida de Jorge, desde a sua infância, quando sua mãe o coloca em internato porque foi abandonada pelo marido e não tem condições de trabalhar e ficar com Jorge. Durante sua estada no colégio interno, Jorge é molestado por um dos padres do colégio e isso será um fantasma que assombrará a vida adulta de Jorge, que se tornará uma pessoa conservadora e preconceituosa, chegando a participar do DOPS, departamento do Governo na época da ditadura que perseguia, prendia e torturava pessoas ditas comunistas.

Na Idade Média vamos acompanhar a vida de Abul Qacem, escriba de Granada que se apaixonará e viverá um romance proibido com a sultana Aisha, e a queda de Granada para os reis católicos. Interessante ver como Abul e Aisha tem crises de consciência tão rápidas quando param para pensar que estão traindo o reino, o sultão e a sua religião.

A história tem tudo para ser fascinante, mas não foi. A história de Abul é realmente linda, a forma como ele fica dividido entre o amor incondicional dele pela sultana e a lealdade ao reino é muito bem narrada. Ponto fortíssimo para as descrições das cenas que narram fatos históricos. Por outro lado, temos as crises de identidade de Jorge, a dificuldade dele em se relacionar com as mulheres, a dúvida se é homossexual ou não. Um relato possível com uma grande dose de dramacidade.



Achei fraco o fio que liga a história de Jorge à história de Abul, poderíamos ter duas histórias, dois livros totalmente independentes um do outro. 

A diagramação é linda, perfeitinha, sem erros e bem delicada. Você sabe que mudamos da história de Jorge para a de Abul pela mudança das margens, um verdadeiro carinho para o leitor, a Companhia Editora Nacional está de parabéns!

Lançamento Lafonte - A Arte de Tomar Decisões

A Arte de Tomar Decisões

Autor: Raymond Charles Barker
Como tomar a decisão certa? Quais elementos devem ser considerados antes de se tomar uma decisão? Como evitar limites que nos impomos e que muitas vezes não são reais? O autor elabora um roteiro das várias decisões que podemos tomar para modificar áreas importantes do nosso dia a dia, como saúde, relacionamentos e trabalho.


Lançamento Lazuli Editora - O húngaro que partiu sem avisar

Autor: Marcelo Antinori
  Ilustrações: Paulo Sayeg

Páginas: 271

Edição: 1

Ano de edição: 2014

Catálogo: Literatura Ficção adulta

Preço:
R$34,00 Compre aqui


Quem era o húngaro que vivia no apartamento de baixo e desapareceu sem dizer aonde ia? A única pista que deixou foram alguns papéis escondidos em vinte e seis livros que guardava na estante. Será que o húngaro era apenas o professor de música ou teria sido um agente secreto? Aquela busca, que começou com uma simples curiosidade do arquivista da embaixada da França, acabou revelando um intrincado mistério que teria de ser desvendado para salvar a pacata Santa Clara Frente ao Mar.

Marcelo Antinori, neste romance que desde o início prende a atenção do leitor, oferece uma trama que combina pitorescos personagens locais - como a vendedora de bilhetes de loteria, o filósofo que dorme na praça com seus gatos e alguns loucos maltrapilhos que vivem e bebem nas escadarias da igreja - com exóticos visitantes que parecem saídos dos velhos contos da guerra fria. Informações extras 

Marcelo Antinori, escritor brasileiro, vive em Washington onde trabalhou por vários anos em organizações internacionais de apoio ao desenvolvimento. Já publicou dois livros em português - Os Enfretantes e O labirinto de Mariana. Seu romance O último voo do Condor, estreou direto em inglês e espanhol. 

Mensagem do dia


Resenha da Dani: Príncipe da Noite, Germano Pereira - Novo Conceito

Príncipe da noite

Autor: Germano Pereira

Editora: Novo Conceito

368 páginas

Sinopse:

Toda manhã, o psicanalista Gabriel se surpreende ao acordar: sempre encontra uma mulher diferente dormindo ao seu lado. Ele nunca se lembra do seu nome, nem da maneira como a conheceu. A única coisa que resta de suas aventuras noturnas é um lapso de memória. Mas esta noite tudo se repetirá: quando cruzar com uma bela mulher, na noite seguinte, perderá o controle de quem é, porque o seu outro “eu” é capaz de tudo para satisfazer seus desejos mais primitivos. Mantendo esse segredo somente para si, Gabriel leva uma vida aparentemente normal na grande Londres, ouvindo diariamente os problemas de seus pacientes, enquanto tenta fugir das loucuras de sua ex-namorada. Mas nada é verdadeiramente normal para um homem que pode ser controlado pelo Príncipe da Noite...

http://www.skoob.com.br/livro/352484


Olá, galerinha,

Começar falando da capa: linda, mas pessoalmente o rosto não é tão visível o que deixa ainda mais misteriosa em mãos. Ela dá uma boa ideia do que ocorre no livro: o "predador" observando escondido a rua.

A sinopse me conquistou, fiquei bem curiosa quanto a dupla personalidade e o que seria feito sobre isto na trama.

O Gabriel é brasileiro e mora há anos em Londres onde tem um consultório. Foi um personagem que não ganhou minha simpatia, por ser antiético, um tanto insosso e por se manter despreocupado sobre os estranhos acontecimentos que são tão comuns no seu dia dia.

Quando o Príncipe da noite assume ora o Gabriel fica totalmente fora do ar, ora ele acompanha os eventos, para os desatentos pode haver uma certa confusão, mas isso não aconteceu comigo.

Foi um livro arrastado que li por não gostar de abandonar leitura. Melhorou mesmo quando algumas peças foram encaixadas.

Não aceitei bem um psicanalista que ignora o próprio problema, ele trata os pacientes e apesar de frequentar sessões com uma psicanalista ele omite sua segunda personalidade, mesmo quando surgem sapatos ensanguentados no criado mudo de seu quarto.

Gostei dos personagens secundários, e por conta deles consegui prosseguir a leitura. Rachel é apaixonada por ele, mas um tanto desequilibrada, a doutora Hillary é de grande valia na trama e Divas, um amigo da universidade que nos esclarece e preenche algumas lacunas, o que talvez sirva para abrir os olhos do Gabriel.

Acredito que se soubesse de antemão que o livro terá uma continuação eu poderia ter gostado um pouco mais dele.

Lembrem que esta é minha opinião, para saber se lhe agrada aventure-se na leitura. =)

E você já leu ou pretende fazer? Comenta conosco. 


Lançamento da Geração - Como viver eternamente

“Como Viver Eternamente” – Sally Nicholls

Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder.
"
Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

Assista o trailer do filme baseado no livro:
 

Resenha da Drica: A Cidade dos Segredos, Sasha Gould - Novo Conceito


Editora: NOVO CONCEITO

Ano de Edição: 2014

Nº de Páginas: 256

Título original: Cross My Heart

Autor: Sasha Gould

Livro 1

Sinopse:
Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?

Oi, gente,

Esse é mais um livro que me ganha pela capa, me apaixonei quando vi e passei ele na frente de vários outros. Ainda bem que valeu à pena.

A Cidade dos Segredos é um romance histórico que se passa na Veneza do tempo dos Duques e Lordes. (Mais pontos a favor!) E vai nos apresentar Laura, adolescente que vamos encontrar vivendo em um convento, sozinha, quieta a ponto de ser apelidada de “Muda”. Laura foi enviada para o convento após a morte de sua mãe, pois seu pai, agora com problemas financeiros, não poderia bancar o dote de duas filhas, sendo que Beatrice, sua irmã mais velha, é a esperança de um bom casamento. Laura tem notícias do mundo externo apenas através de cartas, fortemente censuradas, enviadas por sua irmã. Em uma delas, Beatrice a informa que vai casar. 

A alegria de Laura começa no dia em que ela é avisada de que retornará à casa de seu pai. Feliz por acreditar que terá a sua vida de volta ao lado da irmã, Laura é surpreendida ao chegar em casa pelo velório de Beatrice e logo descobre que os seu pai deseja que Laura tome o lugar dela também como noiva de Vincenzo, homem velho e asqueroso que só consegue desperta repulsa em Laura, mas que será a solução dos problemas financeiros e sociais do pai.
 
“O sentimento de perda é uma serpente negra que se move dentro de mim; ela se mantém enrolada ali, à espreita, poderosa. Acho que nunca mais me deixará.”

Durante uma festa da sociedade, Laura é procurada por uma mulher que representa a “Segreta”, uma sociedade secreta formada só por mulheres, que promete ajudá-la a acabar com o seu casamento com uma condição: ela deverá revelar um segredo a elas.  Laura se recorda de uma situação acontecida enquanto estava no convento, um segredo que ela nunca pensou que seria importante. Mas Laura ficará presa a Segreta de uma forma que ela não esperava. 

“Os homens alegam que governam por meio da graça divina, mas as bases de seu poder são a hipocrisia, o vício e a corrupção. A Segreta funciona como um antídoto contra esse veneno. Por meio de nossas reuniões, determinamos o detino de Veneza. Os homens podem transformar-se em príncipes, sacerdotes, até mesmo no duque, mas as cordas que os controlam estão em nossas mãos.”

Paralelo a isso, Laura descobre que Beatrice não morreu por um acidente, mas que foi assassinada, e decide descobrir quem foi que a matou. 

E lógico que não seria um romance de época sem um amor no meio. Laura conhece um jovem pintor, que rouba o seu coração.

Laura é um personagem que vai amadurecendo durante a história, de menina ingênua, trancafiada em um convento ela passa a uma mulher que teve que aprender a ser forte para ser feliz. 

Capa linda, diagramação muito bem feita, fonte no tamanho ideal, a Novo Conceito está de parabéns! Personagens bem construídos, enredo interessante, mas bem monótono em alguns momentos. Só lamento que a autora não tenha explorado a cenário maravilhoso que ela tinha a sua disposição e não tenha nos presenteado com descrições das ambientações do romance. Ainda bem que Dan Brown faz isso. 

Primeiro de uma trilogia, a sequência é Heart of Glass, que continua contando sobre a vida de Laura e mais segredos que ela terá que desvendar.

“De fato, em Veneza, um segredo é mais poderoso que uma espada.”

Mensagem do dia


Lançamentos Selo Jovem - Março/2014



Banshee - Os Guardiões - C.A.Saltoris

Literatura estrangeira -  Obra Traduzida - Fantasia
Edição: 1
Editora: Selo Jovem
Páginas: 330

Compre aqui
Aos vinte e seis anos, tudo o que Brianna Namara queria era encontrar a cura para a sua esquizofrenia e o paradeiro de sua família. Ao descobrir-se herdeira do trono, no distante planeta Banshee, sua vida vira de pernas para o ar. Em seu novo mundo, que, para sua surpresa ainda vive na Idade Média, a jovem será treinada para lutar à frente do Exército Real, assumir o governo do continente e reunificar seu reino, para tentar vencer os guerreiros da irmandade de magia negra Maleficus Animus. Com humor, um quê de ironia, medo de fadas e crises de abstinência, Brianna tenta, em meio a muitas aventuras, brigas com o Conselho Real e segredos mágicos, tornar-se a rainha que o seu reino precisa que seja, tendo sempre a seu lado seu cavalo alado e falante Pégasus. Com seu arrogante e charmoso capitão Lugh, e seu mais novo amigo de infância, o belo tenente Cahan, ela acaba por envolver-se em um triângulo amoroso que traz consigo discórdia e um mistério incompreensível. E na luta para salvar o Amor do Universo, Brianna sentirá na pele as dores causadas por uma guerra divina, que os Deuses deixaram nas mãos de mortais sem preocuparem-se com as consequências.



Zandrora - A floresta da ilusão

Autor: Rennan Hiago
Literatura nacional - Suspense/ Ficção
Edição: 1
Ano: 2014
Páginas: 255
Compre aqui

Otávio Borges é um taciturno e problemático adolescente que não tem uma boa relação com a própria vida, que o mesmo denomina:  existência. Após um estranho acidente, Otávio conhece o misterioso Bóris Watson que traz consigo uma cadeia interminável de indagações, revelações e um mundo que Otávio jamais cogitou existir. Quando Otávio descobre a sua verdadeira origem não pode mais fingir e precisa lutar para salvar a própria alma.

Resenha da Dani: Sem Clima Para o Amor, Rachel Gibson - Geração Editorial

Sem Clima Para o Amor

Autora: Rachel Gibson

Série: Writer Friends #2

Editora: Geração Editorial

318 páginas

Sinopse:  

Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.


Olá, galerinha,

Sem clima para o amor foi uma leitura fácil, divertida e com certeza me deixou querendo mais livros da autora.

A capa é linda e tem ligação com a trama, apesar de numa primeira olhada eu ter imaginado a pobre moça pendurada. mente fértil
Clare Wingate é uma escritora de romances históricos do jeito que muitas gostam com teor erótico. Ela é uma típica filhinha da mamãe, faz tudo o que Joyce quer e para lhe agradar. Momentos antes de ir ao casamento de sua melhor amiga Lucy, ela flagra seu noivo Lonny no maior rala e rola com o técnico da Sears.

Apesar de estar com o coração partido ela se faz de forte e vai cumprir sua palavra sendo dama de honra de Lucy. Mas como já aconteceu antes ela decide afogar as mágoas e quando acorda está quase nua no quarto de hotel, porém quando descobre quem foi sua companhia ela tem um choque.

Sebastian Vaughan é um jornalista freelancer que conhece Clare, ou Claresta (como prefere chamar), desde os dez anos. Diante da faceta mulher ele logo se vê encantado com a garota que sempre implicava com ele quando passava as férias com seu pai, Leo, o jardineiro de Joyce.

Além de terem crescido sem o convívio dos pais, eles têm uma mega atração sexual. 
Clare está insegura e Sebastian acaba sendo uma ótima terapia, além disso ela ajuda o rapaz a melhorar o relacionamento com seu pai. As cenas entre eles sempre causam risos.

Pontos positivos: 
1. Apesar do que aparenta o romance não é estilo miojo, ele acontece gradativamente e enquanto acompanhamos os dois convivendo, leia-se implicando e se repelindo antes/depois de se beijarem. 

2. Clare é bem resolvida, não sei se por ter seus 33 anos, mas não tem muito mimimi, mesmo com a situação constrangedora com o noivo.

3. Sebastian é o mocinho bem resolvido que não quer compromisso, mas é super atencioso e seu humor atrevido é bem atrativo. Ex.:

"Só para o caso de você estar confusa a respeito do que quero dizer - disse ele - , se não me expulsar agora, vamos transar."

4. Os personagens secundários: amigas de Clare, que são todas escritoras; o pai de Sebastian e a mãe de Clare são bem definidos e trazem conteúdo a trama.

5. As cenas mais picantes não são explícitas. 

Pontos negativos:

1. Os erros de revisão desde Chhh!!! como pedido de silêncio, me incomodou bastante, por estar acostumada com Shhh!!! Ao puritanismo que deixou sem lógica usar o termo virilha, ao invés de sexo/vagina. Ex.: "Provavelmente, dentro da caixa havia alguma coisa que um homem gostaria de ver. Alguma coisa que deixasse a mostra sua virilha e seus mamilos."

Ps.: Apesar dos erros de revisão, gramática e pontuação, não tive problema algum para entender a história e me encantar com a escrita de Rachel Gibson.

Não posso deixar de citar que a diagramação está ótima, com letras em bom tamanho e fontes diferentes que dão um charme a mais distinguindo o capítulo e o texto em si, além da numeração das páginas.

Importante avisar que este é o segundo volume de uma série protagonizada pelas quatro amigas escritoras. Eu espero que a editora publique todos, pois gostei da escrita da Rachel Gibson.


Série Writer Friends:
1. Sex, Lies, and Online Dating
2. Sem clima para o amor (I'm In No Mood For Love) - Versão de2006.
A editora lançou uma versão revisada em 2014.
3. Tangled Up In You
4. Not Another Bad Date

Um chicklit fofinho e gostoso de acompanhar que aborda desde a amizade, a problemas com relacionamento e o amadurecimento que ajuda a enxergar a situação de outra forma. Li em poucas horas e foi bem divertido de acompanhar.

 Agradeço à editora o kit lindo que me mandou (bloquinho e marcadores): 



Espero que vocês leiam e aproveitem tanto quanto eu. Deixem sua opinião, por favor.