Leitura da Drica: O menino da mala, Lene Kaaberbol e Agnete Friis - Arqueiro

TĂ­tulo: O menino da mala

Autoras: Lene Kaaberbol e Agnete Friis

GĂªnero: Suspense

Editora: Arqueiro

PĂ¡ginas: 320

PublicaĂ§Ă£o: 2013




Sinopse:
'VocĂª adora salvar as pessoas, nĂ£o Ă©? Bem, aqui estĂ¡ a sua chance'. Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai atĂ© a estaĂ§Ă£o ferroviĂ¡ria de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo. Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrĂ¡s do garoto. SerĂ¡ que ela estĂ¡ diante de um caso de trĂ¡fico de crianças? Sem saber se deve confiar na polĂ­cia, ela foge com o menino e vai Ă  procura de Karin, a Ăºnica que pode esclarecer aquele absurdo. Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dĂ¡ conta de que sua vida estĂ¡ ameaçada e que o garoto tambĂ©m precisa ser salvo. Mas, para isso, Ă© necessĂ¡rio descobrir quem ele Ă©, de onde veio e por que estĂ¡ sendo caçado.

Leia aqui um trecho aqui.

“FĂ£s de romances policiais, comemorem: hĂ¡ algo de podre no reino da Dinamarca. Mas nĂ£o tenham medo, pois a enfermeira Nina Borg estĂ¡ no caso, em uma trama alucinante.” 
New York Post

“Agora jĂ¡ tinha idade para pecar. A palavra esfuziava em sua cabeça, exalando o sulfĂºrico cheiro da culpa, a pestilĂªncia das almas perdidas. Mas acima de tudo o pecado era interessante.”

O Menino da Mala Ă© o primeiro livro das autoras Lene Kaaberbøl e Agnete Friis que terĂ¡ a enfermeira Nina Borg como protagonista e heroĂ­na. Nina Ă© enfermeira da Cruz Vermelha na Dinamarca e tem uma marca registrada que muitas vezes nĂ£o dĂ¡ para dizer se Ă© defeito ou qualidade: Nina estĂ¡ sempre salvando a vida de alguĂ©m pois ela cuida de imigrantes ilegais, nem que para isso ela tenha que arriscar a sua prĂ³pria vida, seu casamento e o relacionamento com os filhos.

Mas tudo começa a piorar quando Karin, amiga de Nina, pede que ela retire uma mala no guarda volumes da estaĂ§Ă£o de Copenhague. Apesar de estranhar o pedido, Nina vai em busca da mala e qual nĂ£o Ă© a sua surpresa ao descobrir que hĂ¡ um menino sem roupas e dopado dentro da mala.

Sem saber a origem da criança ou o porquĂª dele estar nessa situaĂ§Ă£o, Nina decide protegĂª-lo e teme entrar em contato com a polĂ­cia. Sem saber para onde ir, a borde de seu carro, Nina e o menino viverĂ£o muitas aventuras atĂ© o final do livro.

Vamos conhecer tambĂ©m Sigita, mĂ£e solteira do pequeno Mikas que, em um dia normal acorda em um hospital sem ter noĂ§Ă£o do que aconteceu e nem de quem possa estar com o seu filho. Hostilizada pelas enfermeiras e desacreditada pela polĂ­cia por ter sido encontrada com alto teor alcoĂ³lico no sangue, Sigita inicia uma busca desesperada pelo seu filho.

As histĂ³rias sĂ£o contadas do ponto de vista de cada personagem, nos ajudando a entender os motivos de cada um e o seu real papel na histĂ³ria. Adoro isso!!! O livro possui muitos personagens que se cruzam em suas histĂ³rias de maneira muito lĂ³gica, ligando todos os pontos.

Adorei a novidade da localizaĂ§Ă£o da histĂ³ria, acredito ser a primeira vez em que leio uma histĂ³ria que se passa em Zurique, LituĂ¢nia, Dinamarca o que traz um quĂª a mais para a histĂ³ria por proporcionar a descoberta de novos ambientes influenciados por culturas diferentes.

Com personagens muito bem construĂ­dos, com caracterĂ­sticas bem marcadas inclusive no jeito de se expressar de cada um, o que faz com que o leitor seja capaz de traçar um perfil de quem estĂ¡ falando em cada momento. O livro Ă© um thriller que mostra os dois lados da sociedade de um paĂ­s desenvolvido: milionĂ¡rios que acreditam que o seu dinheiro pode comprar tudo e pessoas menos abastadas que se refugiam nesses paĂ­ses procurando uma vida menos sofrida, mas que sĂ£o humilhadas e subjugadas. Assim o livro vai tratar de temas como a imigraĂ§Ă£o ilegal, a violĂªncia contra a mulher e crianças, o trĂ¡fico de crianças, prostituiĂ§Ă£o e o descaso de sociedade e polĂ­cia diante de temas tĂ£o urgentes. Uma narrativa fluida que vai desvendando segredos, respondendo e criando novas perguntas a cada capĂ­tulo, fazendo com que vocĂª nĂ£o consiga largar o livro atĂ© o seu desfecho.

Recomendo muito!!!!

SĂ©rie Nina Borg

1- O Menino da Mala (2013);

2- Morte InvisĂ­vel (2015);

3- Death of a Nightingale (disponĂ­vel em inglĂªs).





9 comentĂ¡rios

  1. NĂ£o conhecia esse livro atĂ© ver essa resenha! Adorei o livro por se tratar de suspense, um dos meus gĂªneros favoritos, que deixa o leitor louco para ler! Gostei tambĂ©m por conter mais de um ponto de vista, pois deixa o livro mais dinĂ¢mico para lĂª-lo. AlĂ©m disso, o que mais me chamou atenĂ§Ă£o foi o livro tratar de alguns temas importantes, como violĂªncia contra mulher, o trĂ¡fico de criança e a prostituiĂ§Ă£o!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro Ă© muito bem escrito e completo. Tem um jeitĂ£o de filme.

      Excluir
  2. Adriana!
    Desde o lançamento desse livro hĂ¡ uns dois anos que tenho a maior vontade de ler. Primeiro o que me chamou a atenĂ§Ă£o foi a capa, belĂ­ssima e depois, o fato de um menino estar dopado dentro de uma mala... O que tem por trĂ¡s da histĂ³ria dele? Como ele foi parar lĂ¡? etc...
    O fato de ter como pano de fundo paĂ­ses diferenciados dos que costumamos ler, Ă© um plus, assim como os assuntos complicados abordados.
    Deve ser uma leitura maravilhosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura extremamente prazerosa, Rudy. E o segredo Ă© muito legal tb!

      Excluir
  3. Achei a historia comovente, triste e ao mesmo tempo linda. O fato dela pegar o garoto e ficar com ele.
    Triste a outra historia, do filho desaparecido.

    Fiquei curiosa pra ler e acompanhar tudo desde o começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal ver como as histĂ³rias se cruzam e como tem um belo desfecho. Vale Ă  pena a leitura, Thamires!

      Excluir
  4. Acho legal tratar esse descaso da polĂ­cia, polĂ­ticos e etc com esses temas, sĂ£o coisas bem fortes que acontecem muito e as pessoas que poderiam fazer alguma coisa infelizmente nĂ£o ligam em ajudar. A histĂ³ria parece ser excelente.

    beijos
    Conheça meu blog ;D Pobre Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um dos focos do livro Ă© nesse assunto q parece banalizado no mundo todo, Nat.

      Excluir
  5. Ola nossa essa historia deve ser incriveel,amooo esse suspense que o livro tras,o leitor deve ficar roendos as unhas a cada pagina, tbm amoo thriller Ă© bem empolgante rsrsrs ameei a resenhaaaa o livro ja entrou para minha lista de desejadoos.. bjos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!