Leitura da Drica: Elo, Imogen Howson - @farolliterario

TĂ­tulo: Elo
 
TĂ­tulo original: Linked
 
PĂ¡ginas: 384
 
Autor (a): Imogen Howson
 
Editora: Farol LiterĂ¡rio
 
Ano de publicaĂ§Ă£o: 2015
 
Sinopse:
Elissa costumava ter tudo: a atenĂ§Ă£o de todos, popularidade e um futuro promissor. Mas os trĂªs Ăºltimos anos fizeram sua vida mudar radicalmente: ela vem lutando contra terrĂ­veis visões, dores-fantasma e misteriosos hematomas que aparecem do nada. Depois de muitas idas e vindas a especialistas, surge uma promessa de cura, uma cirurgia para apagar a parte superativa do seu cĂ©rebro, que provoca tais alucinações. Ă€s vĂ©speras da operaĂ§Ă£o, no entanto, Elissa faz uma descoberta chocante por trĂ¡s daquelas visões: ela enxerga o mundo pelos olhos de outra garota.

 
 
Nesse YA com muito de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, nossa protagonista Ă© Elissa, adolescente que jĂ¡ foi normal, mas hoje, graças a suas estranhas dores de cabeça, desmaios, gritos e coleĂ§Ă£o de hematomas pelo corpo Ă© considerada a ‘estranha’ da turma. Mora em Secoia, planeta tecnologicamente avançado, civilizado e que possui a mais baixa taxa de criminalidade do seu mundo. Ah, e com ares dos Jetsons, onde vocĂª circula pelas ruas em plataformas rolantes e o seu computador fala com vocĂª.
 
Em busca de ter um mĂ­nimo de normalidade, fazer amigos e terminar o colĂ©gio, Elissa jĂ¡ fez vĂ¡rios tratamentos, mas todos sem sucesso. Agora, ela acredita ter encontrado a soluĂ§Ă£o: um mĂ©dico especialista vai fazer uma cirurgia que vai por fim a tudo isso!!!
 
Mas ao ligar o computador e ver na tela uma das suas visões sendo noticiada como algo que realmente aconteceu Elissa percebe que ela nĂ£o tem alucinações e parte em busca da verdade. Vai ao local mostrado em suas visões e encontra uma garota muito ferida, quase morrendo e que Ă© exatamente igual a ela.
 
"Ela estava em outro lugar. No corpo de outra pessoa, enxergando as coisas com outros olhos."

Essa garota que se chamarĂ¡ Lea ao longo da histĂ³ria nada mais Ă© do que sua gĂªmea. Spoiler? Talvez. Mas ainda tem muito mistĂ©rio para ser desvendado: se Lea Ă© sua irmĂ£, por onde ela andou? O que aconteceu com ela? Onde ela estava? E seus pais, sabiam da existĂªncia dela? Qual a origem das dores e hematomas? Essa Ă© sĂ³ uma parte das perguntas que estarĂ£o flutuando em sua cabeça ao chegar nesse ponto da histĂ³ria, mas fique tranquilo, muitas outras surgirĂ£o, mas nĂ£o sem que a autora responda a todas atĂ© o final do livro.
 
“As vezes, descobrir que se pode confiar em alguĂ©m Ă© tĂ£o devastador quando descobrir que nĂ£o se pode.”
 
Mas Elo nĂ£o vive sĂ³ de Lea e Elissa, existem outros personagens de grande importĂ¢ncia para a trama. Cadan Ă© um deles. Melhor amigo de Bruce, irmĂ£o de Lissa, teve uma vida financeiramente difĂ­cil mas entrou para Emaer e se tornou piloto de naves do governo a base de muito esforço e mudou sua histĂ³ria. Cadan e Elissa nĂ£o se dĂ£o muito bem, mas ele terĂ¡ papel crucial na aventura das duas irmĂ£s.
Lamentavelmente, Elissa Ă© uma protagonista fraca, adolescente chatinha, sem empatia alguma, reclamona, indecisa e sem atitude. Digo, sem medo de errar, que a verdadeira protagonista dessa sĂ©rie serĂ¡ Lea.
 
“Milhares de anos colonizando o universo conhecido, e ninguĂ©m jamais havia encontrado o Alienigena sapiens, formas de vida que demonstrassem o mesmo grau de proximidade da inteligente humana que os primatas hominĂ­deos da Antiga Terra. Era isso que a garota estava dizendo, eu era uma forma de vida alienĂ­gena a um ser humano?”
 
Tem ficĂ§Ă£o, tem aĂ§Ă£o, um pouco de suspense e romance? Tem romance? Tem que ter, nĂ©? LĂ¡ no finalzinho vamos ter uma dose homeopĂ¡tica de um romance morno que começarĂ¡ a surgir e deve ser melhor explorado nos prĂ³ximos livros.

Uma histĂ³ria original, mas sem grandes surpresas. Com um mundo bem construĂ­do, com todas aquelas coisas fantĂ¡sticas e futuristas que jĂ¡ sonhamos em ter. Uma leitura leve que nĂ£o arrebata, nĂ£o te deixa de boca aberta, mas que compensa. Um bom enredo, mas que se torna cansativo em alguns momentos. Acredito que a sua sequĂªncia possa fazer o que o primeiro livro nĂ£o fez. 

 

2 comentĂ¡rios

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!