Resenha da Drica: Silo, Hugh Howey - @Intrinseca

Livro 01

Autor: Hugh Howey

Editora: IntrĂ­nseca

Ano: 2014

PĂ¡ginas: 501

GĂªnero: Distopia, Futuro apocalĂ­ptico

Sinopse:
O que vocĂª faria se o mundo lĂ¡ fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matĂ¡-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa Ă© a histĂ³ria de Juliette. Esse Ă© o mundo do Silo.
Em uma paisagem destruĂ­da e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrĂ¢neo. LĂ¡ dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.
Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas hĂ¡ quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas sĂ£o as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.
Um crime cuja puniĂ§Ă£o Ă© simples e mortal.
Elas sĂ£o levadas para o lado de fora.
Juliette Ă© uma dessas pessoas.
E talvez seja a Ăºltima.



Oi, gente,

Silo Ă© um livro de 2014, e foi no anĂ£o passado que o li, mas sĂ³ consegui resenhĂ¡-lo agora que estou prestes a ler a sua continuaĂ§Ă£o. VocĂªs entenderĂ£o o porquĂª.

Silo era uma série de 9 contos que fizeram sucesso na Amazon como ebook, que se transformou em uma trilogia.


"O que nĂ³s fazemos define quem somos"

Nossa protagonista Ă© Juliette. Ela foi uma das sobreviventes que teve o prazer de morar no Silo. Garota de personalidade forte e independente, vive nas caldeiras e Ă© uma operĂ¡ria responsĂ¡vel pelo bom andamento das mĂ¡quinas que fazem com que seja possĂ­vel viver no Silo.

O Silo Ă© uma espĂ©cie de abrigo subterrĂ¢neo onde vivem os poucos que sobreviveram quando o ar se tornou letal apĂ³s a destruiĂ§Ă£o da Terra. Devido ao confinamento de muitas pessoas, se faz necessĂ¡rio o cumprimento de muitas regras, pois nada pode dar errado, o que seria a extinĂ§Ă£o de todos.



Dividida em quatro partes, em cada uma delas temos grandes personagens e acontecimentos cruciais para o desenrolar da histĂ³ria.

Na primeira parte somos apresentados a Holston, xerife do Silo. Sim, isso mesmo. O Silo tem toda uma hierarquia de autoridades a serem respeitadas. Holston comente o que Ă© considerado o pior crime na sociedade do Silo: falar que deseja sair de lĂ¡. E para o pior crime deve ser aplicada a pior puniĂ§Ă£o: ser mandado para o lado de fora, o que Ă© considerado praticamente uma pena de morte, jĂ¡ que ninguĂ©m nunca voltou e acredita-se que a atmosfera continua hostil e letal.

Os que recebem essa condenaĂ§Ă£o, ao sair, devem limpar os vidros que ficam no topo do Silo e Ă© o Ăºnico meio de contato visual com o exterior. Apesar de terem a opĂ§Ă£o de nĂ£o limpar, todos limpam... nĂ£o sei se eu teria essa alma tĂ£o altruĂ­sta...

O autor vai nos levando pelo cotidiano dos personagens, mostrando como cada um deles vivem ao longo das dezenas de andares do Silo, executando suas funções. Tudo atravĂ©s dos olhos da prefeita Jahns, uma senhora de idade avançada que ainda viverĂ¡ o seu grande amor. Que, na busca do substituto para o xerife, sai do seu quarto, no andar mais alto atĂ© os Ăºltimos andares da MecĂ¢nica para encontrar Juliette e convidĂ¡-la para assumir a posiĂ§Ă£o.

É essa verdadeira odisseia de Jahns que vai trazer para o leitor todo o mistĂ©rio no qual estĂ¡ envolto o Silo. Muitas perguntas serĂ£o respondidas, mas nĂ£o fique tranquilo ainda! Muitas outras perguntas serĂ£o lançadas.

Silo nĂ£o Ă© uma leitura leve, simples, tranquila. Ao contrĂ¡rio! Leitura densa, cheia de nuances e pontos inquietantes onde vocĂª se pega por muitas vezes analisando os seus personagens, seu modo de vida e suas motivações. HistĂ³rias, personagens, mistĂ©rios, mentiras e respostas se cruzam e se alternam o tempo todo fazendo com que o leitor viva momentos de real tensĂ£o.


Uma perfeita mistura de distopia com ficĂ§Ă£o cientĂ­fica com certa dose de realidade que nos faz pensar se nĂ£o poderĂ­amos ser nĂ³s mesmos ali dentro do Silo em um futuro qualquer. 



 
 
 
Pista 3
 
Nesse livro, o personagem principal tentarĂ¡ ajudar uma amiga.
 

7 comentĂ¡rios

  1. Oi Drica! Confesso que Ă© a primeira vez que vejo este livro. Achei a proposta dele bem intrigante e fiquei bastante curiosa para realizar a leitura. Eu adoro livros distĂ³picos e pĂ³s-apocalĂ­pticos, e ver personagens lutando pela liberdade, verdade e sobrevivĂªncia Ă© para mim um ponto muito forte para aumentar minha curiosidade.
    Definitivamente, ele entrarĂ¡ para minha lista de leituras!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. OlĂ¡!!
    Nunca tinha visto falar dessa trilogia e nem conheci os contos, mas gostei muito da sua resenha fiquei super curiosa , espero poder ler, pois distopias sempre me agradam muito.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu adoro distopia e adorei conhecer este livro.
    Eu nunca tinha lido a sinopse nem nenhuma resenha.
    Gostei da capa, que mantiveram como a original.
    Eu fiquei loca pra ler... pensar em viver dentro de silo e nĂ£o poder de lĂ¡ sair porque a morte Ă© (quase) certa... lembrei do Wall-e, que as pessoas vivem em uma nave, ou algo assim... mas lĂ¡ Ă© tranquilo comparado a tensĂ£o de viver num silo com praticamente um governo opressor.
    Quero ler!

    ResponderExcluir
  4. Drica!
    Apesar de gostar muito de ficĂ§Ă£o/distopia, achei o enredo tenso, pesado mesmo, fiquei sem ar sĂ³ de ler...kkk
    Ando cansada das distopias e em busca de novos e atrativos livros em outros estilos...
    “A beleza Ă© a Ăºnica coisa preciosa na vida. É difĂ­cil encontrĂ¡-la - mas quem consegue descobre tudo.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Lembro que na Ă©poca do lançamento deste livro, foi justamente estĂ¡ mistura de distopia e ficĂ§Ă£o cientĂ­fica que me chamou atenĂ§Ă£o para o livro. Mas, infelizmente atĂ© hoje nĂ£o o li.
    Por tudo que jĂ¡ li sobre ete livro, nĂ£o foi a toa seu sucesso.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Silo Ă© um livro que eu jĂ¡ desejo hĂ¡ algum tempo, mas estou na espera da conclusĂ£o da trilogia para iniciar a leitura. Ele Ă© uma mistura de dois gĂªneros que eu curto muito, e isso com certeza Ă© ponto forte para eu me jogar na leitura. AlĂ©m disso, essa trama cheia de segredos e os personagens fortes e marcantes me deixam ainda mais curiosa para conhecer o enredo.

    ResponderExcluir
  7. amooooo distopiasss....quero muito ler esse livro e saber o que aconteceu com o ar...e porque o simples fato de a pessoa respirar fora do silo pode morrer....muito misteriooooo...louca pra lerrr....ovg pela dica e....beijocasss....

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!